03
out
11

Oracle Essbase

O que é Oracle Essbase?

Primeiro, vamos iniciar desvendando o significado da palavra Essbase. Na verdade é um acrônimo para Extended Spread Sheet Database ou Banco de Dados com planilhas extendidas. Até o final de 2005 era comercializada pela IBM como um Servidor OLAP DB2. Oracle Essbase é um servidor OLAP (Online Analytical Processing) que fornece um ambiente para a implantação de aplicações analíticas personalizadas e aplicações corporativas de gerenciamento de desempenho. O termo OLAP foi criado pelo desenvolvedor de bancos de dados E. F. Codd em um jornal do governo que elaborava vinte regras dos sistemas analíticos, uma alusão às suas outras vinte regras que definiam o modelo relacional. O jornal, publicado pela Computerworld, foi de algum modo explícita em sua referência às qualidades do Essbase, e quando foi descoberto que Codd havia sido contratado pela Arbor Software, a Computerworld recolheu o jornal. Oracle Essbase, juntamente com o Oracle BI Suite Enterprise Edition Plus, faz parte do BI da Oracle Foundation.

Complicado né? Vamos simplificar… O Oracle Essbase é um banco OLAP multidimensional com muitas características benéficas tais como:

  • alto desempenho em cubos com grande quantidade de dados
  • permite construção de fórmulas complexas, financeiras
  • permite a utilização de excel para acessar os cubos
  • possibilita que os usuários alterem os cubos denominado whiteback
  • ele tem conhecimento financeiro como receita e despesa (acredito que, para o Brasil, precisamos customizar algumas fórmulas)

Na arquitetura do BI, você pode acessar o seu DW contruído em um Banco Oracle, fazendo ou não a utilização da option OLAP (que está contida apenas na versão Enterprise do Banco de Dados) ou, ao invés de acessar seu banco de dados Oracle ou qualquer outro banco que o BI Server permite (já que o BI Server além de possibilitar a utilização de outros bancos também permite fazer a Federação, ou seja, eu posso utilizar vários bancos simultaneamente e montar meu star schema  ou snow flake no Administration Tool), podemos acessar o inovador Essbase.

Em breve este post será atualizado com mais informações….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: